SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53A REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA NO PÓS-PERONISMO (1955-1959)TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS DE GOVERNO DO EU NUM CURRÍCULO CULTURALMENTE ORIENTADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GONCALVES, Jacqueline da Silva; SILVA, Elenice de Brito Teixeira  e  NEVES, Vanessa Ferraz de Almeida. “NÃO É UMA CAIXA!”: TRANSFORMAÇÕES DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A UMA CAIXA DE PAPELÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09934.  Epub 02-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149934.

Este artigo tem como objetivo argumentar que a brincadeira é uma atividade de produção de subjetividades, significações, narrativas e, portanto, de consciência humana em condições histórica e culturalmente situadas. A partir da teoria histórico-cultural e da etnografia em educação, discutimos que a brincadeira é um ato de criação de possibilidades, tanto de participação no grupo social como de produção de sentidos para o que acontece na vida coletiva, por meio da análise de criação de sentidos para uma caixa de papelão no evento “Não é uma caixa!”. Concluímos que a brincadeira cria contradições entre os campos perceptivo, narrativo e imaginário, ampliando as possibilidades de ação, linguagem e relações sociais, o que impulsiona o desenvolvimento cultural das crianças.

Palavras-chave : BRINCADEIRA; IMAGINAÇÃO; TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; ETNOGRAFIA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )