SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53“¡NO ES UNA CAJA!”: TRANSFORMACIONES DE LOS SENTIDOS ATRIBUIDOS A UNA CAJA DE CARTÓNECOSISTEMA DE APRENDIZAJE ON-LINE: CONSTRUCCIONES TEÓRICO-METODOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira  y  NEIRA, Marcos Garcia. TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS DE GOVERNO DO EU NUM CURRÍCULO CULTURALMENTE ORIENTADO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10364.  Epub 02-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410364.

O presente artigo devota-se a examinar as tecnologias pedagógicas de governo do eu levadas a cabo por um currículo culturalmente orientado. Para tanto, a análise situa-se no campo teórico- -metodológico de estudos do discurso, sob a perspectiva foucaultiana, e sua relação na produção de subjetividades. A análise do material empírico, que compreendeu 138 relatos de experiências pedagógicas vinculados ao currículo cultural da educação física, propiciou inferir a ocorrência de tecnologias pedagógicas de governo do eu, que incitam à participação e à reflexão dos sujeitos da educação, de modo que, por intermédio de um enlace entre códigos de comportamento e uma moral direcionada, em alguma dimensão, à ética, engendram subjetividades democráticas e multiculturais.

Palabras clave : TECNOLOGIAS DO EU; SUBJETIVIDADE; PEDAGOGIA CULTURAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )