SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES FOR GOVERNANCE OF THE SELF IN A CULTURALLY ORIENTED CURRICULUMCASTILHO’S CONTRIBUTIONS TO LETTERS AND THE ARTS IN SÃO MIGUEL (1847-1850) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SANTOS, Weider Alberto Costa; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo  and  OLIVEIRA, Carloney Alves de. ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM ON-LINE: CONSTRUÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10172.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410172.

A cultura digital impacta a relação dicotômica entre ambientes físicos e on-line. O cenário sociotécnico da educação ainda está descompassado em relação às competências digitais e é socialmente segregário. Nesse sentido, desde a revisão sistemática da literatura, identificamos estudos que apontam os ecossistemas de aprendizagem on-line como possíveis estruturas metodológicas congruentes às demandas dessa convergência. A revisão incluiu 206 produções, das quais 14 foram elegíveis a partir do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os resultados revelaram que tais ecossistemas impactam e alteram as relações convencionais entre professor e estudante, organização de sala de aula e compreensão dos processos mediados por tecnologias.

Keywords : APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO HÍBRIDA; REVISÃO DE LITERATURA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )