SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53LA ANSIEDAD MATEMÁTICA Y LA RELACIÓN ENTRE FAMILIA, ESTILO PARENTAL Y STATUS SOCIOECONÓMICORECUPERACIÓN PARALELA: REPERCUSIONES EN LA PERMANENCIA ESCOLAR Y EL APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERREIRA, Marylin Regal; ALVES, José Matias  y  PALMEIRAO, Cristina. MERITOCRACIA, EXCELÊNCIA E EXCLUSÃO ESCOLAR: UMA SCOPING REVIEW. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10250.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410250.

A meritocracia escolar é um mecanismo de distinção de alunos com supostos benefícios para a motivação e o reconhecimento do esforço, mas também com uma dimensão negativa associada à intensificação e estratificação das desigualdades. Assim, o principal objetivo deste estudo é a análise da literatura sobre meritocracia escolar e as lógicas de ação das escolas nesse contexto. O método adotado é uma scoping review, com a pretensão de selecionar, analisar e sintetizar a literatura encontrada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, RCAAP e Google Scholar. Os resultados mostram uma necessidade de reflexão sobre os conceitos de justiça e exclusão escolar, associada à ideologia meritocrática na lógica da igualdade de oportunidades.

Palabras clave : MERITOCRACIA; MÉRITO; JUSTIÇA EDUCACIONAL•; IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )