SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53MERITOCRACIA, EXCELENCIA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR: UNA SCOPING REVIEWUSO DE DISPOSITIVOS MÓVILES ENTRE LOS JÓVENES: HACIA UNA REGULACIÓN MULTINIVEL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

NOVAES, Gláucia Torres Franco; BAUER, Adriana; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  y  LOMBARDI, Maria Rosa. RECUPERAÇÃO PARALELA: REPERCUSSÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10612.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410612.

O artigo apresenta os principais resultados de pesquisa sobre projeto de recuperação paralela no ensino fundamental, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo entre 2018 e 2020, por meio da plataforma Pátio Digital. Analisam-se dados primários e secundários com o objetivo de caracterizar as unidades escolares, os coordenadores pedagógicos, professores de apoio pedagógico e estudantes envolvidos, bem como entender o desenvolvimento do programa e fornecer subsídios para aprimorá-lo. Os resultados revelam uma relação positiva entre aprovação e recuperação de aprendizagens e entre reforço escolar e aumento da proficiência dos estudantes. O presente estudo confirma em larga escala tendências apontadas por outros estudos, tais como a maior participação de estudantes do sexo masculino, negros e mais pobres nas turmas de recuperação, e indica a necessidade de a SME prestar maior apoio às escolas e seus profissionais.

Palabras clave : RECUPERAÇÃO PARALELA; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; ENSINO FUNDAMENTAL; MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )