SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53RECUPERACIÓN PARALELA: REPERCUSIONES EN LA PERMANENCIA ESCOLAR Y EL APRENDIZAJECASOS DE ENSEÑANZA COMO POSIBILIDADES DE MEDIACIÓN EN LA PRÁCTICA DOCENTE DE PROFESORES PRINCIPIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ALVAREZ-LOPEZ, Gabriel; VILLAR, L. Belén Espejo; HERRERO, Luján Lázaro  y  CABALLERO-JULIA, Daniel. USO DE CELULARES ENTRE OS JOVENS: EM BUSCA DE UMA REGULAÇÃO EM MÚLTIPLOS NÍVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10319.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410319.

O presente trabalho analisa o perfil de uso de dispositivos móveis entre jovens para determinar a necessidade de sua regulamentação nas escolas. Foi elaborado um questionário que obteve 2.076 respostas válidas de jovens de 12 a 18 anos em território espanhol. A análise multivariável - utilizando árvores de segmentação de acordo com o método Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAD) - evidenciou, com diferenças de gênero, um uso preferencial do celular, pressupondo-se sua utilidade para a aprendizagem, embora se reconheça que se dedica mais tempo que o recomendável a seu uso social. Além disso, revela-se a ausência de limitações em seu uso nos estabelecimentos escolares. Esses resultados levam a refletir sobre a conveniência de estratégias de regulação em diversos níveis para garantir um uso responsável em ambientes educacionais.

Palabras clave : DISPOSITIVOS MÓVEIS; JOVENS; COMPORTAMENTO DIGITAL; ANÁLISE QUANTITATIVA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )