SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53USE OF MOBILE PHONES AMONG YOUNG PEOPLE: IN SEARCH OF MULTIPLE-LEVEL REGULATIONTHE ROLE OF TRAINING DEVICES IN TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira; FRANCO, Maria Joselma do Nascimento; ROCHA, Simone Albuquerque da  and  DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. CASOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10334.  Epub Dec 27, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410334.

Este artigo resulta de pesquisa sobre casos de ensino como mediação na formação de professores. O estudo deu-se com quatro professores iniciantes em seu primeiro ano de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior de Pernambuco. Investigou-se a possibilidade do uso de casos de ensino como estratégias formativas de mediação para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Os dados foram coletados por casos de ensino e grupos de discussão, em uma rede coletiva de reflexões sobre os desafios e necessidades formativas. Os resultados apontaram que os casos de ensino contribuíram sobremaneira como mediação para os professores perceberem como constroem seus conhecimentos, em que as reflexões coletivas constituíram estratégia de formação.

Keywords : INICIAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )