SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53USO DE CELULARES ENTRE OS JOVENS: EM BUSCA DE UMA REGULAÇÃO EM MÚLTIPLOS NÍVEISO PAPEL DOS DISPOSITIVOS FORMATIVOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira; FRANCO, Maria Joselma do Nascimento; ROCHA, Simone Albuquerque da  e  DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. CASOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10334.  Epub 27-Dez-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410334.

Este artigo resulta de pesquisa sobre casos de ensino como mediação na formação de professores. O estudo deu-se com quatro professores iniciantes em seu primeiro ano de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior de Pernambuco. Investigou-se a possibilidade do uso de casos de ensino como estratégias formativas de mediação para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Os dados foram coletados por casos de ensino e grupos de discussão, em uma rede coletiva de reflexões sobre os desafios e necessidades formativas. Os resultados apontaram que os casos de ensino contribuíram sobremaneira como mediação para os professores perceberem como constroem seus conhecimentos, em que as reflexões coletivas constituíram estratégia de formação.

Palavras-chave : INICIAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )