SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53TEACHING CASES AS POSSIBILITIES FOR MEDIATION IN THE TEACHING PRACTICE OF NOVICE TEACHERSWORK OVERLOAD AMONG FEMALE CHILEAN TEACHERS: THE MODERATING ROLE OF CONTROL AND SOCIAL SUPPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ARNOSTI, Rebeca  and  SOUZA NETO, Samuel de. O PAPEL DOS DISPOSITIVOS FORMATIVOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10245.  Epub Dec 27, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410245.

Objetivamos analisar dispositivos formativos, verificando que papel desempenham no desenvolvimento profissional docente. Realizou-se pesquisa qualitativa, de abordagem construtivo- -colaborativa, que envolveu 3 escolas e 92 sujeitos por meio de observação participante, grupos focais, questionários. Identificamos e produzimos dispositivos de acompanhamento dos alunos e dispositivos de acompanhamento socioprofissional. Verificou-se que os dispositivos se encontram na tênue linha entre revestir-se de caráter burocrático e/ou gerar significados formativos. Mostrou-se importante (re)elaborá-los coletivamente e contar com acompanhamento socioprofissional dos que coordenam o processo. Em situações exitosas, estes favoreceram o desenvolvimento organizacional da escola.

Keywords : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )