SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53WORK OVERLOAD AMONG FEMALE CHILEAN TEACHERS: THE MODERATING ROLE OF CONTROL AND SOCIAL SUPPORTBEFORE TEACHING TO READ: READING METACOGNITION AND TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ARENHART, Livio Osvaldo  and  KUHN, Martin. EU, NÓS E OS OUTROS: DESAFIOS DOCENTES PARA ENSINAR. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09601.  Epub May 30, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149601.

O enfrentamento reflexivo-discursivo das aporias pedagógicas é uma possibilidade de pensar o aprender e o não aprender de estudantes. A pergunta que guia este trabalho é a seguinte: considerando nossas experiências de dificuldades como alunos, que estilo de docência possibilitou que nossos professores obtivessem sucesso em nossas aprendizagens? Reflete-se acerca da pertinência do enfrentamento pensante das aporias pedagógicas nos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares. Organiza-se a reflexão em seis passos, com a intenção de sustentar que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos singulares de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das aporias inerentes ao processo educativo.

Keywords : PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DOCÊNCIA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )