SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53SOBRECARGA LABORAL EN PROFESORAS CHILENAS: EL ROL MODERADOR DEL CONTROL Y EL SOPORTE SOCIALANTES DE ENSEÑAR A LEER: METACOGNICIÓN LECTORA Y FORMACIÓN DE DOCENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ARENHART, Livio Osvaldo  y  KUHN, Martin. EU, NÓS E OS OUTROS: DESAFIOS DOCENTES PARA ENSINAR. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09601.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149601.

O enfrentamento reflexivo-discursivo das aporias pedagógicas é uma possibilidade de pensar o aprender e o não aprender de estudantes. A pergunta que guia este trabalho é a seguinte: considerando nossas experiências de dificuldades como alunos, que estilo de docência possibilitou que nossos professores obtivessem sucesso em nossas aprendizagens? Reflete-se acerca da pertinência do enfrentamento pensante das aporias pedagógicas nos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares. Organiza-se a reflexão em seis passos, com a intenção de sustentar que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos singulares de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das aporias inerentes ao processo educativo.

Palabras clave : PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DOCÊNCIA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )