SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53SOBRECARGA LABORAL EM PROFESSORAS CHILENAS: O PAPEL MODERADOR DO CONTROLE E DO SUPORTE SOCIALANTES DE ENSINAR A LER: METACOGNIÇÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ARENHART, Livio Osvaldo  e  KUHN, Martin. EU, NÓS E OS OUTROS: DESAFIOS DOCENTES PARA ENSINAR. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09601.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149601.

O enfrentamento reflexivo-discursivo das aporias pedagógicas é uma possibilidade de pensar o aprender e o não aprender de estudantes. A pergunta que guia este trabalho é a seguinte: considerando nossas experiências de dificuldades como alunos, que estilo de docência possibilitou que nossos professores obtivessem sucesso em nossas aprendizagens? Reflete-se acerca da pertinência do enfrentamento pensante das aporias pedagógicas nos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares. Organiza-se a reflexão em seis passos, com a intenção de sustentar que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos singulares de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das aporias inerentes ao processo educativo.

Palavras-chave : PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DOCÊNCIA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )