SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53ME, US AND OTHERS: TEACHING CHALLENGES FOR TEACHINGCONCEPTIONS ABOUT DEMOCRACY AND PEACE OF FUTURE EARLY CHILDHOOD EDUCATORS IN COLOMBIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DIAZ DIAZ, Mario; ECHEGOYEN SANZ, Yolanda  and  MARTIN EZPELETA, Antonio. ANTES DE ENSINAR A LER: METACOGNIÇÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE DOCENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09108.  Epub June 07, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149108.

Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória transversal, cujo objetivo é avaliar a consciência de metacognição leitora dos futuros professores, grupo estratégico para entender o ensino da leitura do presente e do futuro imediato. Com esse objetivo, 252 alunos do magistério completaram o questionário validado MARSI (Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory). Os resultados obtidos indicam que esses futuros professores preferem as estratégias de resolução de problemas. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função do grau (educação infantil ou primária) e do gênero (as mulheres utilizam mais estratégias de apoio à leitura). Por último, valoriza-se a pertinência de levar em consideração essa identidade metacognitiva leitora para atualizar a formação leitora dos alunos do magistério.

Keywords : LEITURA; PROCESSOS DE LEITURA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )