SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53YO, NOSOTROS Y LOS OTROS: DESAFÍOS DOCENTES PARA ENSEÑARCONCEPCIONES SOBRE DEMOCRACIA Y PAZ DE FUTUROS EDUCADORES INFANTILES EN COLOMBIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DIAZ DIAZ, Mario; ECHEGOYEN SANZ, Yolanda  y  MARTIN EZPELETA, Antonio. ANTES DE ENSINAR A LER: METACOGNIÇÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE DOCENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09108.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149108.

Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória transversal, cujo objetivo é avaliar a consciência de metacognição leitora dos futuros professores, grupo estratégico para entender o ensino da leitura do presente e do futuro imediato. Com esse objetivo, 252 alunos do magistério completaram o questionário validado MARSI (Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory). Os resultados obtidos indicam que esses futuros professores preferem as estratégias de resolução de problemas. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função do grau (educação infantil ou primária) e do gênero (as mulheres utilizam mais estratégias de apoio à leitura). Por último, valoriza-se a pertinência de levar em consideração essa identidade metacognitiva leitora para atualizar a formação leitora dos alunos do magistério.

Palabras clave : LEITURA; PROCESSOS DE LEITURA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )