SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53EU, NÓS E OS OUTROS: DESAFIOS DOCENTES PARA ENSINARCONCEPÇÕES SOBRE DEMOCRACIA E PAZ DE FUTUROS EDUCADORES INFANTIS NA COLÔMBIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DIAZ DIAZ, Mario; ECHEGOYEN SANZ, Yolanda  e  MARTIN EZPELETA, Antonio. ANTES DE ENSINAR A LER: METACOGNIÇÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE DOCENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09108.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149108.

Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória transversal, cujo objetivo é avaliar a consciência de metacognição leitora dos futuros professores, grupo estratégico para entender o ensino da leitura do presente e do futuro imediato. Com esse objetivo, 252 alunos do magistério completaram o questionário validado MARSI (Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory). Os resultados obtidos indicam que esses futuros professores preferem as estratégias de resolução de problemas. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função do grau (educação infantil ou primária) e do gênero (as mulheres utilizam mais estratégias de apoio à leitura). Por último, valoriza-se a pertinência de levar em consideração essa identidade metacognitiva leitora para atualizar a formação leitora dos alunos do magistério.

Palavras-chave : LEITURA; PROCESSOS DE LEITURA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )