SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53BEFORE TEACHING TO READ: READING METACOGNITION AND TEACHER TRAININGTHE SHARED TRAINING SPACE: PERSPECTIVES FOR TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VALENCIA-ESPEJO, Víctor Enrique; ORTEGA-IGLESIAS, Jorge Mario  and  BADILLO-JIMENEZ, Vanessa Tatiana. CONCEPÇÕES SOBRE DEMOCRACIA E PAZ DE FUTUROS EDUCADORES INFANTIS NA COLÔMBIA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09607.  Epub June 07, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149607.

Este estudo tenta analisar, por meio de uma pesquisa descritiva, não experimental, que se baseia na técnica de Redes Semânticas Naturais Modificadas e no Método Importância-Frequência, as concepções sobre Paz e Democracia de 180 futuros educadores infantis que cursam Licenciatura em Educação da Universidade de Magdalena, selecionados de forma não probabilística por conveniência. Os resultados mostram que sua concepção de paz se fundamenta nas palavras amor e tranquilidade, e de democracia, nas palavras igualdade, direitos e participação, fato que indica um distanciamento do referencial teórico vinculado a esses construtos. Por fim, convida-se a questionar o papel dos futuros educadores infantis na construção de paz e democracia.

Keywords : EDUCAÇÃO PARA A PAZ; DEMOCRACIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )