SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53ANTES DE ENSINAR A LER: METACOGNIÇÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE DOCENTESO ESPAÇO FORMATIVO COMPARTILHADO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VALENCIA-ESPEJO, Víctor Enrique; ORTEGA-IGLESIAS, Jorge Mario  e  BADILLO-JIMENEZ, Vanessa Tatiana. CONCEPÇÕES SOBRE DEMOCRACIA E PAZ DE FUTUROS EDUCADORES INFANTIS NA COLÔMBIA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09607.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149607.

Este estudo tenta analisar, por meio de uma pesquisa descritiva, não experimental, que se baseia na técnica de Redes Semânticas Naturais Modificadas e no Método Importância-Frequência, as concepções sobre Paz e Democracia de 180 futuros educadores infantis que cursam Licenciatura em Educação da Universidade de Magdalena, selecionados de forma não probabilística por conveniência. Os resultados mostram que sua concepção de paz se fundamenta nas palavras amor e tranquilidade, e de democracia, nas palavras igualdade, direitos e participação, fato que indica um distanciamento do referencial teórico vinculado a esses construtos. Por fim, convida-se a questionar o papel dos futuros educadores infantis na construção de paz e democracia.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO PARA A PAZ; DEMOCRACIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )