SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CONCEPTIONS ABOUT DEMOCRACY AND PEACE OF FUTURE EARLY CHILDHOOD EDUCATORS IN COLOMBIASOCIAL NETWORKS AND TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT: NEW TRAINING SPACES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALMEIDA, Cristiane de  and  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. O ESPAÇO FORMATIVO COMPARTILHADO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09857.  Epub Aug 18, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149857.

Este trabalho, que é resultado de uma tese de doutorado, tem por objetivo compreender como um espaço formativo compartilhado pode promover mudanças de qualidade das ações de ensino. Para isso, constituímos um espaço formativo compartilhado com uma professora, em uma escola estadual localizada em um bairro periférico, para organização do ensino de ciências da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontaram ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes, realizadas em uma unidade dinâmica e de modo compartilhado, como desencadeadoras de aprendizagens e de novas ações para a atividade de ensino. A constituição de espaços compartilhados, organizados nessa perspectiva, possibilita o desenvolvimento psíquico de docentes e mudanças na qualidade do ensino.

Keywords : ATIVIDADE DE ENSINO; AÇÕES FORMADORAS; FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; TEORIA DA ATIVIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )