SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CONCEPCIONES SOBRE DEMOCRACIA Y PAZ DE FUTUROS EDUCADORES INFANTILES EN COLOMBIAREDES SOCIALES Y DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE: NUEVOS ESPACIOS DE FORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ALMEIDA, Cristiane de  y  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. O ESPAÇO FORMATIVO COMPARTILHADO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09857.  Epub 18-Ago-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149857.

Este trabalho, que é resultado de uma tese de doutorado, tem por objetivo compreender como um espaço formativo compartilhado pode promover mudanças de qualidade das ações de ensino. Para isso, constituímos um espaço formativo compartilhado com uma professora, em uma escola estadual localizada em um bairro periférico, para organização do ensino de ciências da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontaram ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes, realizadas em uma unidade dinâmica e de modo compartilhado, como desencadeadoras de aprendizagens e de novas ações para a atividade de ensino. A constituição de espaços compartilhados, organizados nessa perspectiva, possibilita o desenvolvimento psíquico de docentes e mudanças na qualidade do ensino.

Palabras clave : ATIVIDADE DE ENSINO; AÇÕES FORMADORAS; FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; TEORIA DA ATIVIDADE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )