SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53THE SHARED TRAINING SPACE: PERSPECTIVES FOR TEACHER TRAININGTEACHER EDUCATION: A NEW RATIONALITY VIA UNIVERSITY OUTREACH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARCELO, Carlos  and  MARCELO-MARTINEZ, Paula. REDES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NOVOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10223.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410223.

À medida que a digitalização da sociedade avança, cresce o consenso sobre a necessidade de uma visão ampla do desenvolvimento profissional do professor. As redes sociais digitais possibilitam que os professores travem entre si relações significativas, o que gera a aprendizagem social, ao compartilhar experiências, ideias, concepções e reflexões. Para professores ativos, a aprendizagem por meio das redes sociais torna-se um processo inserido em seu trabalho, e que continua fora do horário escolar. No cenário de opção e liberdade proporcionado pelas redes, surgem novas lideranças informais entre os professores; lideranças horizontais baseadas em confiança, reconhecimento e valorização do outro a partir da praticidade ou utilidade dos materiais didáticos, propostas e ideias compartilhadas.

Keywords : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REDES SOCIAIS; LIDERANÇA; PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )