SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53O ESPAÇO FORMATIVO COMPARTILHADO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORESFORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVA RACIONALIDADE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARCELO, Carlos  e  MARCELO-MARTINEZ, Paula. REDES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NOVOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10223.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410223.

À medida que a digitalização da sociedade avança, cresce o consenso sobre a necessidade de uma visão ampla do desenvolvimento profissional do professor. As redes sociais digitais possibilitam que os professores travem entre si relações significativas, o que gera a aprendizagem social, ao compartilhar experiências, ideias, concepções e reflexões. Para professores ativos, a aprendizagem por meio das redes sociais torna-se um processo inserido em seu trabalho, e que continua fora do horário escolar. No cenário de opção e liberdade proporcionado pelas redes, surgem novas lideranças informais entre os professores; lideranças horizontais baseadas em confiança, reconhecimento e valorização do outro a partir da praticidade ou utilidade dos materiais didáticos, propostas e ideias compartilhadas.

Palavras-chave : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REDES SOCIAIS; LIDERANÇA; PROFESSORES.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )