SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53TEACHER EDUCATION: A NEW RATIONALITY VIA UNIVERSITY OUTREACHVOICES IN THE TEACHER IDENTITY OF EXPERIENCED EARLY CHILDHOOD EDUCATORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SANTOS, Maria Helena; MARQUES, António Manuel  and  DELGADO, Catarina. GÊNERO E ENSINO SECUNDÁRIO: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10118.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410118.

Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.

Keywords : ENSINO SECUNDÁRIO; TOKENISM; RELAÇÕES DE GÊNERO; MASCULINIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )