SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53GENDER AND SECONDARY EDUCATION: TEACHER EXPERIENCES AND STRATEGIESLEARNING COMMUNITIES: EFFECTS AND CHALLENGES - A SCOPING REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio  and  ZAMORA, Paula Guerra. VOZES NA IDENTIDADE DOCENTE DE EDUCADORAS EXPERIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10014.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410014.

Este artigo busca identificar e compreender as vozes com que se posicionam quatro experientes educadoras chilenas de escolas infantis ao abordar incidentes críticos em sua experiência profissional. Foram feitas entrevistas semiestruturadas de orientação narrativa, entrevistas focadas e biogramas, que serviram de base para uma análise temática utilizando ferramentas da teoria do self dialógico. Os incidentes críticos coletados situam-se temporalmente na primeira etapa de sua trajetória profissional e mostram rupturas na função do cuidado, provocando emoções de frustração, culpa e raiva. As histórias identificam tensões de identidade entre as vozes detectadas, mostrando a transição de uma educadora em formação para uma educadora profissional.

Keywords : IDENTIDADE; DOCÊNCIA; EDUCAÇÃO INFANTIL; APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )