SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53GÉNERO Y EDUCACIÓN SECUNDARIA: EXPERIENCIAS Y ESTRATEGIAS DE LOS PROFESORESCOMUNIDADES DE APRENDIZAJE: EFECTOS Y DESAFÍOS - UNA SCOPING REVIEW índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio  y  ZAMORA, Paula Guerra. VOZES NA IDENTIDADE DOCENTE DE EDUCADORAS EXPERIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10014.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410014.

Este artigo busca identificar e compreender as vozes com que se posicionam quatro experientes educadoras chilenas de escolas infantis ao abordar incidentes críticos em sua experiência profissional. Foram feitas entrevistas semiestruturadas de orientação narrativa, entrevistas focadas e biogramas, que serviram de base para uma análise temática utilizando ferramentas da teoria do self dialógico. Os incidentes críticos coletados situam-se temporalmente na primeira etapa de sua trajetória profissional e mostram rupturas na função do cuidado, provocando emoções de frustração, culpa e raiva. As histórias identificam tensões de identidade entre as vozes detectadas, mostrando a transição de uma educadora em formação para uma educadora profissional.

Palabras clave : IDENTIDADE; DOCÊNCIA; EDUCAÇÃO INFANTIL; APRENDIZAGEM.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )