SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53GÊNERO E ENSINO SECUNDÁRIO: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORESCOMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EFEITOS E DESAFIOS - UMA SCOPING REVIEW índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio  e  ZAMORA, Paula Guerra. VOZES NA IDENTIDADE DOCENTE DE EDUCADORAS EXPERIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10014.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410014.

Este artigo busca identificar e compreender as vozes com que se posicionam quatro experientes educadoras chilenas de escolas infantis ao abordar incidentes críticos em sua experiência profissional. Foram feitas entrevistas semiestruturadas de orientação narrativa, entrevistas focadas e biogramas, que serviram de base para uma análise temática utilizando ferramentas da teoria do self dialógico. Os incidentes críticos coletados situam-se temporalmente na primeira etapa de sua trajetória profissional e mostram rupturas na função do cuidado, provocando emoções de frustração, culpa e raiva. As histórias identificam tensões de identidade entre as vozes detectadas, mostrando a transição de uma educadora em formação para uma educadora profissional.

Palavras-chave : IDENTIDADE; DOCÊNCIA; EDUCAÇÃO INFANTIL; APRENDIZAGEM.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )