SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53VOICES IN THE TEACHER IDENTITY OF EXPERIENCED EARLY CHILDHOOD EDUCATORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PINHEIRO, Generosa  and  ALVES, José Joaquim Matias. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EFEITOS E DESAFIOS - UMA SCOPING REVIEW. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10136.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410136.

O objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.

Keywords : COMUNIDADE PROFISSIONAL DE APRENDIZAGEM; CULTURA ORGANIZACIONAL; METODOLOGIA DE PESQUISA; SCOPING REVIEW.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )