SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53VOCES EN LA IDENTIDAD DOCENTE DE EDUCADORAS DE PÁRVULOS EXPERIMENTADAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PINHEIRO, Generosa  y  ALVES, José Joaquim Matias. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EFEITOS E DESAFIOS - UMA SCOPING REVIEW. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10136.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410136.

O objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.

Palabras clave : COMUNIDADE PROFISSIONAL DE APRENDIZAGEM; CULTURA ORGANIZACIONAL; METODOLOGIA DE PESQUISA; SCOPING REVIEW.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )