SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54FACTORS PREVENTING FEMALE ACADEMICS FROM OBTAINING POSTGRADUATE DEGREES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GARRIDO-FONSECA, Carmen Gloria; VALDES-MORALES, René  and  PARRA-VASQUEZ, Beatriz. A INOVAÇÃO EM UMA ESCOLA VULNERÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10358.  Epub Feb 27, 2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410358.

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é contribuir para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras por meio da instalação de um laboratório de experimentação pedagógica (LAP) em uma escola chilena vulnerável. De acordo com os princípios da pesquisa- -ação, foram realizadas 15 atividades formativas sobre práticas inovadoras e instalou-se uma sala especializada. Paralelamente realizaram-se entrevistas, grupos focais e avaliações de processo. Os resultados mostram o seguinte: (1) o potencial da mudança pedagógica; (2) novas formas de habitar o espaço das classes; (3) a avaliação da experimentação pedagógica. Conclui-se que a inovação deve ser um projeto escolar e deve promover uma ampla perspectiva para entender a aprendizagem.

Keywords : INOVAÇÃO EDUCACIONAL; PESQUISA PEDAGÓGICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )