SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54INNOVATION IN A VULNERABLE SCHOOL: AN ACTION RESEARCH EXPERIENCEART-EDUCATION THROUGH DEMOCRACY AT FEDERAL INSTITUTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ORTEGA, Andrea Fuentes; ORTEGA, Edith Fuentes  and  ORTEGA, Elisa Fuentes. FATORES QUE IMPEDEM QUE AS MULHERES ACADÊMICAS OBTENHAM PÓS-GRADUAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10605.  Epub Feb 27, 2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410605.

O estudo identifica as dificuldades enfrentadas pelas universitárias para obter pós-graduação. De natureza qualitativa, a pesquisa coletou experiências de estudantes que não possuem pós-graduação, realizando uma amostragem teórica, com entrevistas semiestruturadas. Os resultados da análise apontam dificuldades econômicas para financiar uma pós-graduação; a exigência de especialização não docente, uma vez que a academia não é sua principal fonte de trabalho; a maternidade e a criação dos filhos, que exigem maior dedicação; e o pouco tempo disponível. Conclui-se que essas barreiras poderiam ser superadas com maior apoio à carreira docente, uma vez que, até o momento, ela é considerada um espaço enriquecedor profissionalmente, mas que demanda muito tempo e oferece escassa recompensa econômica.

Keywords : PÓS-GRADUAÇÃO; PROFESSORA; IGUALDADE ENTRE GÊNEROS; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )