SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54INNOVAR EN UNA ESCUELA VULNERABLE: UNA EXPERIENCIA DE INVESTIGACIÓN-ACCIÓNARTE-EDUCACIÓN POR MEDIO DE LA DEMOCRACIA EN LOS INSTITUTOS FEDERALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ORTEGA, Andrea Fuentes; ORTEGA, Edith Fuentes  y  ORTEGA, Elisa Fuentes. FATORES QUE IMPEDEM QUE AS MULHERES ACADÊMICAS OBTENHAM PÓS-GRADUAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10605.  Epub 27-Feb-2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410605.

O estudo identifica as dificuldades enfrentadas pelas universitárias para obter pós-graduação. De natureza qualitativa, a pesquisa coletou experiências de estudantes que não possuem pós-graduação, realizando uma amostragem teórica, com entrevistas semiestruturadas. Os resultados da análise apontam dificuldades econômicas para financiar uma pós-graduação; a exigência de especialização não docente, uma vez que a academia não é sua principal fonte de trabalho; a maternidade e a criação dos filhos, que exigem maior dedicação; e o pouco tempo disponível. Conclui-se que essas barreiras poderiam ser superadas com maior apoio à carreira docente, uma vez que, até o momento, ela é considerada um espaço enriquecedor profissionalmente, mas que demanda muito tempo e oferece escassa recompensa econômica.

Palabras clave : PÓS-GRADUAÇÃO; PROFESSORA; IGUALDADE ENTRE GÊNEROS; ENSINO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )