SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54A INOVAÇÃO EM UMA ESCOLA VULNERÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃOARTE-EDUCAÇÃO POR MEIO DA DEMOCRACIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ORTEGA, Andrea Fuentes; ORTEGA, Edith Fuentes  e  ORTEGA, Elisa Fuentes. FATORES QUE IMPEDEM QUE AS MULHERES ACADÊMICAS OBTENHAM PÓS-GRADUAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10605.  Epub 27-Fev-2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410605.

O estudo identifica as dificuldades enfrentadas pelas universitárias para obter pós-graduação. De natureza qualitativa, a pesquisa coletou experiências de estudantes que não possuem pós-graduação, realizando uma amostragem teórica, com entrevistas semiestruturadas. Os resultados da análise apontam dificuldades econômicas para financiar uma pós-graduação; a exigência de especialização não docente, uma vez que a academia não é sua principal fonte de trabalho; a maternidade e a criação dos filhos, que exigem maior dedicação; e o pouco tempo disponível. Conclui-se que essas barreiras poderiam ser superadas com maior apoio à carreira docente, uma vez que, até o momento, ela é considerada um espaço enriquecedor profissionalmente, mas que demanda muito tempo e oferece escassa recompensa econômica.

Palavras-chave : PÓS-GRADUAÇÃO; PROFESSORA; IGUALDADE ENTRE GÊNEROS; ENSINO SUPERIOR.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )