SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54FATORES QUE IMPEDEM QUE AS MULHERES ACADÊMICAS OBTENHAM PÓS-GRADUAÇÃOINTERSETORIALIDADE E TRANSVERSALIDADE: ANÁLISE DO BRASIL CARINHOSO (2012-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

IMMIANOVSKY, Charles. ARTE-EDUCAÇÃO POR MEIO DA DEMOCRACIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10341.  Epub 27-Fev-2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410341.

Este texto relata uma pesquisa que buscou compreender a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais em contexto reacionário. Investigaram-se, com base na análise documental e na análise de conteúdo, 24 “textos completos” sobre ações de ensino/pesquisa/extensão em Arte nos institutos federais, publicados nos Anais do II, III e IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Os dados analisados indicam que os “textos completos” dos Anais reverberam a relação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, levando à defesa de que eles constituem um conjunto de documentos que expressa a resistência da arte nos institutos federais em contexto reacionário.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EDUCAÇÃO ESCOLAR; ARTE-EDUCAÇÃO; INSTITUTO FEDERAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )