SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54INTERSECTORALITY AND GENDER MAINSTREAMING: AN ANALYSIS OF BRASIL CARINHOSO (2012-2015)GENDER INEQUALITIES IN STEM: THE CASE OF FEMALE UNIVERSITY ACADEMICS IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

YEPES-CARDONA, Susana  and  GIRALDO-GIL, Élida. O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10442.  Epub Apr 01, 2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410442.

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que explorou os modos de existência de um grupo de alunos em um contexto escolar na cidade de Medellín. Os métodos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e narrativas visuais. A partir da análise temática, é possível dar sentido ao currículo como um espaço acolhedor onde a flexibilidade, a hospitalidade e a familiaridade se destacam como características fundamentais nas interações do cotidiano escolar. Destaca-se a força das propostas educativas flexíveis para os alunos deslocados involuntariamente, pois propõem elementos que formam um espaço que os acolhe com suas histórias pessoais e facilita seu (re)encontro com a escola.

Keywords : CURRÍCULO; ESCOLA; GÊNERO; DESLOCAMENTO FORÇADO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )