SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54EL CURRÍCULO COMO UN ESPACIO DE ACOGIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GONZALEZ-CID, Claudia. DESIGUALDADES DE GÊNERO EM STEM: O CASO DAS ACADÊMICAS UNIVERSITÁRIAS NO CHILE. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10649.  Epub 01-Abr-2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410649.

A partir de um quadro conceitual, procuramos compreender as desigualdades que as mulheres acadêmicas vivenciam na área STEM, considerando os diferentes mecanismos de subalternidade das mulheres. Adotamos uma perspectiva de gênero para compreender as configurações estruturais e de poder que afetam as mulheres, bem como uma perspectiva interseccional dada a configuração complexa e dinâmica de uma série de eixos de desigualdade que impactam as experiências das acadêmicas. Do ponto de vista técnico, revisamos fontes secundárias, especialmente periódicos indexados. Basicamente, destacamos a articulação entre regime de gênero e regime acadêmico como mecanismo de sujeição que transforma as universidades em espaços de produção e reprodução das desigualdades de gênero.

Palabras clave : GÊNERO; ENSINO SUPERIOR; CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )