SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Currículo como prática nas reentrâncias da hermenêuticaCurrículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CANEN, Ana  e  ANDRADE, Ludmila Thomé de. Construções discursivas sobre pesquisa em educação: o que falam os professores formadores universitários. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.49-65. ISSN 0100-3143.

O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multi cultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores.

Palavras-chave : Construções Discursivas; Pesquisa em Educação; Professores Formadores; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )