SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no BrasilPor uma crítica à nova filosofia da educação musical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DUARTE, Rosália. Do ato de espectatura ao museu de imagens: produção de significados na experiência com o cinema. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.83-102. ISSN 0100-3143.

Este texto descreve, discute e analisa o modo como jovens universitários, espectadores regulares e/ou eventuais de cinema, atribuem sentido aos filmes que vêem. Tendo como empiria registros escritos e videogravados de oficinas de visualização de filmes - e como referência teórico/conceitual os estudos de recepção (ER) latino-americanos e a teoria do ato de espectatura (l 'acte de spectature) desenvolvida por Martin Lefebvre -, apresentamos neste trabalho elementos e conceitos-chave para a elaboração de uma teoria da significação de imagens fílmicas.

Palabras clave : Espectatura; Produção de Sentido; Processos de Significação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )