SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Do ato de espectatura ao museu de imagens: produção de significados na experiência com o cinemaEnunciação e representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LAZZARIN, Luís Fernando. Por uma crítica à nova filosofia da educação musical. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.103-124. ISSN 0100-3143.

Este artigo trata, primeiramente, das concepções sobre a natureza procedural da experiência musical, apresentadas pela "Nova Filosofia da Educação Musical" (NFEM), nascidas da crítica à "Filosofia da Educação Musical" (FEM). Em seguida, a discussão tensiona as dimensões que constituem o modelo multi dimensional da NFEM e questiona a preponderância à atividade de fazer musical, como única natureza da experiência com música. Argumento que a Educação Musical (EM) deve pensar em termos de múltiplas naturezas da experiência musical e, contra uma polarização artificial e improdutiva entre o ouvir e o fazer musicais, gerada pela disputa entre a FEM E a NFEM.

Palavras-chave : Educação Musical; Filosofia da Educação Musical; Nova Filosofia da Educação Musical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )