SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Enunciação e representação: da construção mítica à possibilidade enunciativaO corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; MEYER, Dagmar Estermann; OLIVEIRA, Dora Lúcia de  e  WILHELMS, Daniela Montano. De que realidades 'falam' os anúncios de prevenção ao HIV/AIDS?. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.141-167. ISSN 0100-3143.

Este trabalho discute o entendimento de Agentes Comunitárias/os de Saúde de Porto Alegre (RS) sobre um conjunto de cinco anúncios televisivos de campanhas de prevenção ao HIV/AIDS, os quais tratavam, em sua maioria, de temáticas relacionadas às mulheres (empowerment feminino e negociação do sexo seguro). A análise dos dados procurou apontar, a partir dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, alguns aspectos relativos à dimensão cultural e política da estratégia governamental de se valer da televisão, como uma instância pedagógica para apresentar campanhas de saúde.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Estudos Culturais e de Gênero; Prevenção de HIV/AIDS; Avaliação de Campanhas de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )