SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue01De que realidades 'falam' os anúncios de prevenção ao HIV/AIDS?Escolaridade, inserção profissional e imaginário social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

SOUZA, Nádia Geisa Silveira de. O corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.169-186. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, interrogo aquilo que habitualmente pensamos ser o corpo - um fenômeno puramente biológico - e chamo a atenção para a existência de outros discursos e práticas sociais que circulam e se correlacionam na trama social, transformando e fabricando o corpo. Para tanto, estabeleço conexões com os estudos de Michel Foucault e de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais nas versões pós-estruturalistas. Num primeiro momento, abordo a questão do conhecimento e dos "objetos" associados às disciplinas acadêmicas como invenções - a fim de chamar a atenção para os efeitos das estratégias vinculadas ao campo biológico para o estudo do corpo humano na educação escolarizada. A seguir, trato do corpo como inscrição de acontecimentos cotidianos, vistos como falsos ou silenciados pela biologia, com a finalidade de questionar o papel dominante das práticas e das matérias escolarizadas.

Keywords : Corpo; Disciplina Biológica; Cotidiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )