SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Para uma semiótica sensívelSincretismo em desenhos animados da tv: O Laboratório de Dexter índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Visualidade, entre significação sensível e inteligível. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.107-122. ISSN 0100-3143.

O principal objetivo deste artigo é mostrar a relevância de compreender a estrutura da comunicação do texto visual. As diferentes posições dos sujeitos da enunciação (o enunciador e o enunciatário) constituem a principal chave para analisar como o texto visual faz ver o que ele mostra. Os arranjos das relações interativas entre o enunciador e o enunciatário assumem formas de contrato entre essas duas figuras do discurso. Como resultado dessas formas, o sentido é experienciado, assim como é racionalizado. Intercomunicantes e guardando entre si relações de complementaridade, esses modos de construção do sentido nos levaram ao estabelecimento de correlações entre regimes de interação e regimes de sentido. A abordagem semiótica dessas correlações oferece um modelo teórico e metodológico para descrever e interpretar os textos visuais.

Palavras-chave : Semiótica; Texto Visual; Significação; Enunciação; Interação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )