SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Visualidade, entre significação sensível e inteligívelLeitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da tv: O Laboratório de Dexter. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.123-142. ISSN 0100-3143.

Este artigo examina algumas relações entre as linguagens visual e sonora em um texto sincrético criado e exibido, a partir dos anos 90, na mídia televisiva; e as significações que as crianças conferiram a tal produção. Busca enfocar o sincretismo presente num desenho animado, analisando como um mesmo conteúdo se mostra na interação de diferentes linguagens. O entendimento desta criação híbrida é complexo e envolve considerar tanto as informações presentes no texto como as competências de leitura das crianças. A discussão fundamenta-se nas contribuições da teoria semiótica desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, em especial, nos estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas sobre leitura de produções sincréticas contemporâneas, tanto da mídia como da arte.

Palabras clave : Semiótica; Sincretismo; Desenhos Animados; Televisão; Infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )