SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Visualidade, entre significação sensível e inteligívelLeitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da tv: O Laboratório de Dexter. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.123-142. ISSN 0100-3143.

Este artigo examina algumas relações entre as linguagens visual e sonora em um texto sincrético criado e exibido, a partir dos anos 90, na mídia televisiva; e as significações que as crianças conferiram a tal produção. Busca enfocar o sincretismo presente num desenho animado, analisando como um mesmo conteúdo se mostra na interação de diferentes linguagens. O entendimento desta criação híbrida é complexo e envolve considerar tanto as informações presentes no texto como as competências de leitura das crianças. A discussão fundamenta-se nas contribuições da teoria semiótica desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, em especial, nos estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas sobre leitura de produções sincréticas contemporâneas, tanto da mídia como da arte.

Palavras-chave : Semiótica; Sincretismo; Desenhos Animados; Televisão; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )