SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Sincretismo em desenhos animados da tv: O Laboratório de DexterCenários da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

GALVANI, Mara Aparecida Magero. Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.143-164. ISSN 0100-3143.

O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.

Palavras-chave : Leitura; Ensino de Artes Visuais; Educação Patrimonial; Cidade e Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )