SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02A oficina de escrita dramáticaExperiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para desembaraçar os fios. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.217-228. ISSN 0100-3143.

A fim de tornar mais precisos alguns dos conceitos que fundamentam a pedagogia teatral, o presente artigo aborda as noções de theater game, dramatic play e jeu dramatique, partindo da origem desses conceitos, de seus princípios básicos e de autores que trataram dessas questões. A repercussão dessas diferentes práticas no Brasil aponta para uma diferenciação. Enquanto processos baseados nos theater games e no jeu dramatique se valem da linguagem teatral como princípio norteador, as práticas da vertente do dramatic play negam o interesse da arte teatral como fundamento de uma pedagogia para crianças e jovens, apoiando-se no faz-de-conta infantil e na noção de dramatização.

Palavras-chave : Jogo Teatral; Jogo Dramático; Pedagogia Teatral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )