SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaçosArte com Nietzsche e Deleuze índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero, educação e docência nas artes visuais. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.243-259. ISSN 0100-3143.

Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Neste sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Palabras clave : Gênero e Educação; Ensino de Artes Visuais; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )