SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue01Experiencia, narración y formación docenteThinking pedagogy through Deleuze and Guattari: friendship in the perspective of apprenticeship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz. Paradigmas da Filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.23-36. ISSN 0100-3143.

O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.

Keywords : Paradigmas da Filosofia; Teorias Educacionais; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )