SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Experiencia, narración y formación docentePensar a pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

TREVISAN, Amarildo Luiz. Paradigmas da Filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.23-36. ISSN 0100-3143.

O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.

Palabras clave : Paradigmas da Filosofia; Teorias Educacionais; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )