SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Paradigmas da Filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de culturaCríticas piagetianas e psicanalíticas à atual formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CARDOSO JR, Hélio Rebello. Pensar a pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.37-51. ISSN 0100-3143.

O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".

Palabras clave : Deleuze; Guattari; Pedagogia; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )