SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Pensar a pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprenderInfância sexuada freudiana: condições históricas de seu aparecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PETRY, Paulo Padilla. Críticas piagetianas e psicanalíticas à atual formação de professores. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.53-68. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas próprias teorias sobre sua prática - sendo elas respeitadas por seus formadores.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Tomada de Consciência; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )