SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infânciaSexualidade, gênero e educação: a subjetivação de mulheres pelo cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

HILLESHEIM, Betina  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Contos de fadas e infância(s). Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.107-126. ISSN 0100-3143.

Neste artigo buscamos discutir como os contos de fadas produzem modos de ver, descrever e compreender a infância, prescrevendo formas de ser criança. A escolha dos contos de fadas pautou-se no fato de que eles marcam o começo da leitura infantil, sendo que, no decorrer deste artigo, apontamos alguns detalhes, acidentes, acasos, assim como regularidades que acompanham essas obras. Discutimos como os contos de fadas articulam as produções discursivas sobre a infância - tanto de culpa e irracionalidade quanto de inocência - no sentido de tomá-la governável, ou seja, agindo no disciplinamento e controle dos corpos infantis, entrelaçando-se, assim, com um projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, a arte traz consigo possibilidades de ruptura, transgressão e resistência, trazendo a experiência de estranhamento, de como as coisas ainda não são.

Palavras-chave : Contos de Fada; Infância; Produções Discursivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )